APressado
Definitivamente a paciência é uma virtude que poucos possuem. Nem todos se contentam em ir devagar ao seu destino, ficar horas no anda-e-pára do trânsito, encarar um engarrafamento na volta para casa... Certamente aqueles que conseguem chegar a este grau de paciência não levam a vida corrida de Euller. Ex-proprietário de um VW Gol G3 Prata 1.6, Euller cansou do desempenho pacato de seu VW e não pensou duas vezes antes de partir pra cima do bloco do motor AP e preparar seu carro de uso diário com alguns “quitutes”.

Originalmente 1.6, este G3 recebeu completa e fina preparação para andar forte e rápido. A cilindrada do motor foi aumentada por retífica com o uso do virabrequim de motores AP 1.8L (86,5mm de diâmetro), bielas de 1.8 forjadas e também pistões forjados de 92,5mm. O cabeçote recebeu um bom trabalho de polimento de dutos e suas válvulas foram substituídas por outras maiores de 40mm na admissão e 33mm no escape. Para controlar a abertura dessas válvulas, entrou em cena o comando que equipava o famoso Gol GTS: 0,49G. Com o motor lacrado e pronto para receber mais fôlego, eis que entra em cena a turbina Master Power .50 empurrando para dentro do motor nada menos que 1,3Bar de pressão. Toda essa pressão é controlada por duas válvulas: Uma de alívio e outra de prioridade da Belquip que não “abrem o bico” quando a turbina gira forte. Para dar conta de tamanha pressão, Euller providenciou velas NGK P9EVG que recebem energia de cabos de velas siliconados da MSD de 8,8mm de diâmetro.

Alimentando toda a cavalaria, uma bomba elétrica de Gol GTI manda álcool sob pressão pela linha em mangueiras especiais que despejam o combustível nos quatro bicos originais trabalhados para maior vazão e um bico suplementar. Esses bicos são coordenados pelo módulo de injeção Digipulse Full. Todo o escape foi feito em canos de 2,5” para dar a vazão necessária aos gases gerados pela usina. A preparação ficou a cargo de Luis Cláudio, o Kado, da Neo Motorsports.

Completo de fábrica, o Gol contava com ar-condicionado, vidros e travas elétricas. Como o painel da versão 1.6 já conta com conta-giros, o proprietário apenas se preocupou em manter-se bastante informado com o funcionamento do motor instalando num console sobre o porta-luvas, manômetros da pressão de óleo, combustível e turbo da linha Competition fabricados pela argentina Orlan Rober juntamente com um hallmeter da brasileira ODG. Logo abaixo do MP3 Player, o módulo Full controla o funcionamento do bico auxiliar.

Com o carro rodando forte, foi preciso re-pensar alguns pontos importantes para se ter segurança nos passeios rápidos que Euller faz pela cidade, por isso utilizou molas esportivas para segurar o carro nas arrancadas (não deixando a dianteira “passarinhar”) e nas desacelerações. Isso fez com que o carro ficasse levemente mais baixo, agregando além de segurança um ar de rebaixado que faz par com as enormes rodas Orbitais de 17” calçadas com pneus Champiro 205/40-ZR17”. Com faróis de máscara negra e milhas embutidas no pára-choque, este G3 não se inibe ao querer passar por carros de maior cilindrada: É farol alto na traseira de Audi, BMW e Mercedes e um belo espirro ao passar para que os motoristas não fiquem chateados ao ver um simples VW Gol passando rápido, afinal este não é um Gol simples. Apressado, Euller não tem tempo a perder e acelera fundo.
Texto: Rafael Souza | Fotos: Rodrigo Lira
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