BloodyMaVy
Em uma jarra, misture 35ml de vodka, 90ml de suco de tomate, um motor 302" V8, 1 pitada de sal, um carburador Edelbrock, 3 gotas de molho tabasco, 4 rodas de aro 22", 6 gotas de molho inglês, 1 pitada de pimenta em pó, uma pintura reluzente, cubos de gelo, suco de limão, interior em couro branco e talo de salsão (para decorar). Misture bem e sirva à vontade, mas antes que este site automobilístico se transforme na "Cozinha da Ofélia", é bom deixarmos claro que ainda estamos falando de carro!

Nada como observar o hiperlativismo deste Maverick apreciando um Bloody Mary, bebida que recebeu este nome devido à Rainha Maria I, da Inglaterra, que dado o gosto por sangue, batizou a deliciosa bebida, vermelha como o sangue e como a cor que veste o Maverick V8 de Bruccy Mateus Lucio de Goiânia-GO.

A paixão de Bruccy por carros antigos não é de agora. "Quando fiz 17 anos, tinha alguma grana e queria comprar um carro com o dinheiro... mas eram só R$ 5 mil, nao dava quase nada... dai, um primo de segundo grau que mora em brasilia havia comprado um Maverick para restaurar, mas não animou muito com o projeto, foi então que eu comprei a lata do carro juntamente com o motor. Era um Maverick Super Luxo com um motor 302" V8 totalmente desmontado. Daí em diante começou a luta pra restaurar aquele monte de ferrugem" - diz Bruccy ao relatar a odisséia.

Após passar por três lanternagens e duas pinturas, o carro chegou ao ponto que está hoje. Completamente pintado na cor vermelha da linha Fiat, derivada do Stilo Shumacher com faixas brancas com flakes mini-metal da House of Kolor, a lataria deste Ford Maverick apresenta-se completamente lisa, sem qualquer detalhe que desabone seus mais de 30 anos de idade. Um "velhinho" com uma vitalidade iinvejável! Para atualizar ainda mais o exterior do Maverick, Bruccy optou por adotar enormes rodas importadas GIO modelo 942 Speedster de ignorantes 22". Estas rodas são calçadas com pneus Falken 235/30-22", uma medida inexistente no Brasil. As suspensões não receberam alterações radicais, apenas amortecedores com mais carga e as molas permaneceram originais. Os pára-choques foram alisados e a grade dianteira foi confeccionada pelo Alessandro do Clube União V8 de Goiânia. Como "mimo", o Maverick ainda recebeu a tampa do bocal de combustível do mítico Mustang Shelby e faróis do Ford Ranchero com projetores e xenon de 10.000k que ajudaram a concretizar o visual custom deste belo Maverick.

Como adquiriu o carro completamente desmontado, o motor foi sendo montado aos poucos apenas com ótimas peças para performance e que combinassem com o visual do carro. Mantendo a cilindrada original, o motor recebeu coletor Holley Weiand Stealth confeccionado em alumínio e um belo carburador Holley quadrijet de 600cfm a vácuo. A ignição agora é eletrônica e o alternador foi substituído por um de 90A. Os cabos de velas são os espessos Nika de 10mm. O Maverick recebeu ainda um conjunto de polias Billet e uma bela revisão no sistema de direção hidráulica e nos freios, que agora funcionam com hidrovácuo.

Internamente o Ford Maverick foi completamente customizado. Buscando um visual bastante claro e querendo fugir da mesmice dos interiores caramelos e areia, Bruccy aplicou couro marítimo branco em todo o interior de seu Ford. Os bancos SanMarino receberam a forração que se espalhou para as laterais de porta, banco traseiro, laterais traseiras, volante da versão GT e até mesmo o painel, que foi completamente re-feito deixando de lado os mostradores originais e agregando apenas mostradores AutoMeter da linha Silver. Os mostradores do painel agora são um velocímetro e um conta-giros alando uma sinaleira. Os demais mostradores foram instalados ao lado, em seqüencia e seguem a ordem: Pressão do óleo, pressão do combustível, temperatura de água, nível de combustível, voltímetro e hallmeter.

Bruccy contou com a ajuda de familiares e muitos amigos nesta grande empreitada. Um projeto deste tamanho requer trabalho, dedicação, atenção aos detalhes e alguma grana. Aproveita para agradecer principalmente aos pais, aos amigos e parceiros Ranyeri e Diogo da LowAir Sistemas Pneumaticos, Paulo Cesar da Goiás Placas, Nathusa Transformadores, aos amigos Johnathan Pakas e Erick Negão da VR, além do Clube União V8 que serviu de grande fonte de pesquisa para a conclusão deste projeto.

Um veículo feito do zero para se tornar mais um belo custom a habitar nossas ruas. Capaz de torcer pescoços, como faria a rainha Maria I, da Inglaterra, mas com outra conotação, este Maverick deixa muitas pessoas tontas quando resolve sair para passear pelas ruas de Goiânia, mais tontas do que poderiam ficar após algumas doses de Bloody Mary...

Mas lembre-se sempre: Se beber, não dirija! Tim, tim...
 Texto: Rafael Souza | Fotos: Rodrigo Lira
 
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