Corvette - Áudio Cinco Estrelas
Sistema multimídia de Corvette faz com que seus 400 cavalos fiquem em segundo plano.
A marca é Chevrolet. O esportivo? Corvette! Que quando chegou ao mercado em sua primeira versão, em 1953, foi considerado por muitos o primeiro veículo esportivo 100% norte-americano. Próximo de completar seu 60º aniversário, fica difícil imaginar alguma característica do modelo que não seja relacionada a robustez, velocidade e desempenho.

Difícil, mas não impossível. Pois este modelo 2008, propriedade de um empresário brasiliense que prefere não ser identificado, desmistifica o Corvette. Isso porque o sistema multimídia desenvolvido pela Automundi, de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, faz com que os 400 cavalos de potência gerados pelo motor sejam apenas um mero detalhe.

Mas de onde vem a ligação entre o proprietário de Brasília e a oficina, do interior de São Paulo? O próprio empresário é quem explica. “Há mais de um ano eu fui a São Paulo comprar um Corvette. Mas uma concessionária me deixou mais de seis meses na fila de espera e desisti. Tempos depois, pela internet, fiquei sabendo de um modelo que estava à venda em Ribeirão. Fui até lá e comprei. Na própria concessionária, comentei que desejava um som de qualidade e eles me indicaram a loja”, conta. E na Automundi, o proprietário Luiz Fernando Pompei, 37 anos, explica que o sistema foi desenvolvido “com total liberdade”. E prossegue. “Ele só não queria perder o espaço do bagageiro e exigia conectividade total. Além disso, fez questão de dizer que precisava de potência e qualidade com a capota aberta ou fechada”, diz.

SÓ PRIMEIRA LINHA

Com poucas restrições e uma pérola em mãos, Pompei capitaneou o sistema a uma central multimídia Alpine IVA W205, com tela integrada de 6,5” e compatibilidade com Ipod e Bluetooth. Nas portas, o som é reproduzido por um kit duas vias dB Drive 680.2 e, atrás, por coaxiais da mesma marca, todos nos locais originais definidos pelo fabricante.

Já no porta-malas, para atender aos anseios do proprietário, Pompei precisou utilizar seu conhecimento. “Precisamos virar os subwoofers na direção do vidro, para criar o efeito de palco sonoro e não perder a definição quando a capota estiver levantada” explica. Dito e feito: os dois reprodutores de graves da Clarion de 10” foram montados numa caixa selada de 25 litros e dividem o espaço com um capacitor digital dB Link 2F.

A potencialização fica a cargo de um amplificador Alpine cinco canais, modelo MRA F350, que alimenta o estéreo e outro, da mesma marca, mono, modelo MRD M1005 para os dois subs. Changer Alpine S634, canal central dB Drive 640.2 e cabeamento completo, conectores e porta-fusíveis Monster Cable são os outros acessórios que compõem o projeto.

Sobre o desempenho do conjunto, Pompei afirma que a intenção foi extrair o máximo das característcas de cada aparelho. “O custo-benefício do projeto é excelente. Trabalhamos com uma sobra de potência proposital nos subwoofers para que eles pudessem trabalhar um pouco abaixo dos seus limites, o que gera menos distorção e aumento da qualidade na reprodução”, explica.

E é assinado embaixo por seu cliente, que vai além e já faz planos pro futuro. “Esse carro merecia um som de qualidade e esse sistema que tenho hoje me deixou muito satisfeito. Porém, como alguém que gosta de som e nunca está satisfeito, no próximo projeto quero algo ainda mais potente”, revela.

A CEREJA DO BOLO

Ainda na Automundi, pequenas modificações no exterior foram realizadas para dar um quê a mais de sofisticação – é o caso da câmera de ré e sensor, para auxiliar as manobras, kit de xenônio na luz baixa e faróis de milha e máscara negra nas lanternas e faróis.

Além disso, aqueles generosos 400 cavalos que mal fazem sombra ao qualificado sistema multimídia, foram obtidos através de pequenas modificações na mecânica, como a adesão de um kit de escape dimensionado Borla, novo filtro de ar e remapeamento do chip de potência.

O empresário promete para o final do ano um projeto ainda mais potente. Porém, para aumentar ainda mais o suspense, ele não revela qual será o veículo, nem mesmo se upgrades mecânicos e modificações no corpo acompanharão o trabalho. Mas não há problema: para outro projeto cinco estrelas, Car Stereo Tuning estará sempre de portas abertas.
Texto: Vitor Giglio – Revista Car Stereo Tuning | Fotos: Rodrigo Lira – www.digus.com.br
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