Estilo DUB
Muito se ouve falar em DUB atualmente. Essa tendência nascida no berço (rico) negro das cidades Norte-Americanas, vem ganhando cada dia mais adeptos, fãs e entusiastas. Definir o que significa a palavra DUB é entrar em conflito com muitas das definições já empregadas. Muitos acreditam que o termo surgiu do estilo de vida dos negros que enriqueceram e passaram a ostentar riqueza com grandes cordões, colares, medalhões e jóias caríssimas.

Hoje, o termo mais aceito dentro do meio automobilístico, associa a palavra DUB ao termo “dobrar”, duplicar, multiplicar por dois e etc. Isso se deve ao principal atributo para se tornar um veículo um legítimo DUB que compreende em, praticamente, “dobrar” o tamanho o número decimal das rodas originais. Não entendeu? Um bom exemplo para ajuda-los: Digamos que você possua uma Mitsubishi Pajero Full que saia de fábrica com rodas de 17”. Oras, o número decimal é 1 (hum) e seu dobro é 2 (dois)! Para que essa Pajero Full possa ser considerada um DUB, suas rodas devem ultrapassar as 20” de aro. Simples, não é?!

Seguindo esse conceito, o proprietário da Pajero que ilustra nosso exemplo (e matéria), resolveu equipar seu veículo com “rodas dobradas”. Mas rodas de 20 e 22” já estão ficando comuns nesse meio de SUV´s e Pick-Ups de grande porte, então ele resolveu ser ignorante e encomendou um enorme e belo jogo de rodas da marca italiana Momo modelo Storm de tala 10x24” com acabamento cromado, contrastando com a cor preta da carroceria e combinando com alguns poucos cromados existentes nos detalhes de acabamento da Mitsubishi. Para proteger as enormes rodas, vieram do Japão pneus da Nitto modelo NT420 de medida 295/35-24”. À primeira vista (e à segunda, terceira e quarta também) a visão chega a desfocar tamanho o espanto com o tamanho descomunal da roda.

Mesmo com enormes caixas de roda e nem sequer qualquer re-trabalho de suspensão, as Momo Storm preenchem todo o espaço e dão a impressão de terem alargado a carroceria da Pajero. Mera impressão. Com um design diferenciado, curvas acentuadas e pára-lamas abaulados (de fábrica) as rodas 24” entrara como luva, ressaltando o poderio da já imponente Pajero.

Com um motor turbo-diesel de 3.200cc, 4 cilindros e 16 válvulas, intercooler que pode parecer fraco, colocar pesadas rodas 24” parece ser um sacrifício para o motor empurrar essa SUV, certo? Errado! Os 195 cv originais da Pajero sequer tomaram conhecimento das novas rodas e tracionam forte os pneus japoneses nas arrancadas mais decididas.

O interior é irretocável! Couro por todos os lados, acabamento imitando madeira no painel, bússola digital e muitos mimos para o motorista e passageiros desfilarem pelas ruas com uma belíssima Pajero Full montada sobre rodas 24” cromadas, chamando atenção e torcendo pescoços ao longo do caminho.

No Brasil existem poucos carros que seguem a linha DUB à risca. Não basta ter rodas grandes e ponto. Precisa ter atitude, um carro de grande porte, um som bom para tocar e, ao contrário do que muitos pensam, não precisa ser rebaixado. Muitos dos atributos do DUB nacional foram desvirtuados e para tentar conscientizar as pessoas de como é o estilo, como personalizar, discutir, opinar, apoiar e divulgar a cultura DUB, temos em nosso país um site/fórum que trata especificamente sobre este assunto. Aqueles que desejarem participar, acessem www.estilodub.com.br e descubram diversos outros meios de “DUBear” um veículo. Sim, até porque existem vertentes do DUB, mas isso é papo para outra matéria.
Texto: Rafael Souza | Fotos: Rodrigo Lira
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