Fairlady Z
É impossível ficar indiferente ao ver uma bela mulher passar. Esteja ela perto ou longe, sua estonteante beleza é capaz de chamar atenção até mesmo do mais fiel dos homens. Uma bela mulher é capaz de fazer com que homens sérios e centrados percam a cabeça, nem que seja por poucos instantes.

Assim acontece hoje em dia e aconteceu em 1959 quando o então presidente da Datsun (hoje Nissan), Katsuji Kawamata decidiu homenagear o musical “My Fair Lady”, que assistira na Broadway com um emblema “FairLady” no Datsun SP212.

O divertimento do Sr. Kawamata rendeu àquela linhagem uma insígnia que fora passada de geração em geração e hoje repousa sob o domínio da linha 350Z, um típico esportivo japonês. A linhagem “Z” vem desde o Datsun 240Z de 1970 e denomina os veículos esportivos da marca. Do 240Z, o Nissan 350Z FairLady herdou também alguns traços marcantes do desing, tanto interno quanto externo, mas com grande personalidade para o modelo atual e também semelhanças na configuração, logicamente com grandes melhorias tecnológicas.

Foi justamente esse modelo que cativou o brasileiro residente nos Estados Unidos, Victor Francisco, de 23 anos. “No dia em que fui comprar este carro estava na dúvida entre ele ou um Audi TT com bancos de couro, conversível e com tração Quattro. Estava quase comprando o Audi, mas de última hora decidi comprar o 350Z. Me chamou atenção seu desing e o estilo” – relata. É fácil compreender o fascínio que o belo coupé prata exerce. Baixo, desing exclusivo e com ótimos equipamentos, é um dos carros mais comercializados em seu segmento.

Para não correr o risco de se deparar com um modelo igual ao seu, Victor tratou de adquirir rapidamente um jogo de rodas Stern modelo ST-2 de 19” calçadas com pneus Falken GR3 FK451 de medidas 255/40-19”. A suspensão e os freios permaneceram originais pois o motor não sofreu qualquer tipo de alteração.

Originalmente equipado com um motor de 6 cilindros dispostos em “V” a 60° de 3.5 litros (VQ35DE) com sistema de comando de válvulas variável (CVTCS) capaz de gerar 287cv @ 6.500rpm e 247lb-ft de torque, este 350Z faz de 0 a 100km/h em 5,7 segundos e chega à velocidade máxima de 250km/h. O responsável por mandar toda a potência para as rodas traseiras é um câmbio de 6 marchas seqüenciais. Apenas “isso” o torna um brinquedo tão interessante.

Internamente a esportividade exala por todos os cantos do interior. Contando com apenas dois lugares, os bancos concha são forrados em couro e as pedaleiras são em alumínio. O volante de três raios tem o tamanho exato para uma tocada precisa e a posição de pilotagem é perfeita com o câmbio na altura certa e bem ao alcance. Mais três mostradores analógicos, logo acima do GPS System, mantêm Victor informado constantemente sobre as condições do carro.

A outra alteração efetuada diz respeito ao sistema de som. No local originalmente ocupado por um toca-fitas, agora consta um DVD Player Jensen modelo VM9511TS com tela retrátil e touch-screen. Os auto-falantes permaneceram originais mas nem por isso devem ser menosprezados pois tratam-se de dois kits de 2 vias Bose devidamente instalados nas portas e logo atrás dos bancos. Detrás dos bancos também se encontram dois subwofers de 10” da Bose que, tocando forte no pequeno habitáculo, fazem o som de qualidade e graves a satisfazerem até mesmo os mais exagerados.

“O carro, aos meus olhos já era bonito, por isso apenas comprei as rodas pra dar um toque a mais". É como uma bela dama que vai retocar a maquiagem e faz mais um coração apaixonado.
Comente essa matéria... Texto: Rafael Souza | Fotos: Felipe Sanchez
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