Foguete Alemão
De muito já se sabe da existência das famosas Autobähn. São estradas localizadas na Alemanha, onde não existe limite de velocidade. Por lá, Ferraris, Porsches, Lamborghinis, dentre outros bólidos, circulam em velocidades muito acima dos 200 km/h.

Para esse tipo de ambiente “veloz”, a Volkswagem desenvolveu o motor 1.8 Turbo de que equipa o Golf, Jetta (o Bora de lá) e o Passat que foram importados para o Brasil. Para muitos, um motor com 150 cv de potência e 21,4 kgf, chega a ser exagero. Para outros, parece que falta alguma coisa a mais.

Para Jean Paul (JP como é conhecido pelos amigos), esses 150 cavalos de seu VW Passat ´99 eram na verdade pôneis e ele queria um pouco mais. Enviou seu “pacato” sedan de “caminhão-cegonha” para São Paulo aos cuidados da Herrera Motors para colocar uma pimenta extra no motor e fazer com que as retas da Capital Federal ficassem um pouco mais curtas.

Já nas mãos dos habilidosos preparadores da Herrera, a turbina ganhou um kit de up-grade tendo sua parte quente aumentada para .46 e a parte fria para .50, um intercooler de grandes dimensões que ocupa toda a grade inferior central do para-choque dianteiro, filtro de ar de duplo fluxo e um bico injetor pra ajudar na alimentação controlado por módulo HIS. Foram trocadas a bomba de combustível e a válvula de alívio que agora é uma blow-off feita artesanalmente na Herrera Motors.

Tudo isso aliado à um bom re-mapeamento do chip, fez com que o motor saltasse sua cavalaria para 337 cv a 5.700 RPM com o torque de 33,0 kgf a 3.800 RPM. Agora o Passat roda consumindo álcool para render ainda mais. Resumindo em miúdos: agora os pôneis são alazões!

Para controlar o motor, foram instalados no confortável interior do sedan três belos manômetros da linha Cobalt da AutoMetter, com iluminação azulada, na coluna ao lado do motorista. São eles: Turbo, Combustível e HallMeter (mede a mistura do ar e do combustível).

Para controlar seu novo haras, JP trocou as rodas originais de 16” por um jogo de Mangels modelo Winner5 de, assentadas em baixos Michelin Pilot 225/45-17” o que conferiu ao visual do carro, um ar bem menos “patrão” e bem mais esportivo!

No interior, a única alteração estética foi a troca da manopla de câmbio por uma Momo. Para ouvir, foi instalado um toca CD Sony Mp3 no local do toca-fitas original, um módulo Technik de 1.000w e um subwofer de 12” da Bravox para auxiliar os falantes originais do veículo. No mais, nada foi alterado, pois o sedan já vem completo de fábrica.

“Já dei 270 km/h nesse carro, mas como os freios ainda não foram alterados, fiquei com medo de pisar e não conseguir parar, aí aliviei.” Como se pode ver, esse Passat está no ponto pra andar em Autobahns. Ah se tivéssemos isso aqui no Brasil...
"Clique aqui e confira o vídeo desse carro no dinamômetro." Texto: Rafael Souza | Fotos: Rodrigo Lira
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