Forged Grey
Segundo as escrituras religiosas, Deus criou o mundo em sete dias. Nesse tempo teve que trabalhar bastante para criar, modificar, dimensionar e finalizar todo o projeto de vida planejado para os habitantes de Seu mundo. Se isso é verdade, lá pelo quarto dia de trabalho, Deus inventou a partir do metal, a forja, dando ao homem a capacidade de criar e inventar utilidades para este material. Com conseqüentes quebras em seus motores e peças, o homem achou uma ótima aplicação para esta forma de tratamento do metal: sua utilização em pistões e bielas. Desta forma, reduziu-se drasticamente a chance de quebras e trincas nos motores mais preparados.

A Equipe da Cordova Special Motors foi abençoada com essa capacidade de aplicar metais forjados à indóceis motores, fazendo isso muito bem neste Chevrolet Vectra 2006 de propriedade de Luciano Fernandez. Sim, você está lendo certo. Este é dos novos modelos que mal saíram da fábrica. Luciano mal acabou de assinar a nota fiscal para entregar as chaves à preparadora para ver seu novíssimo sedan, render bem mais que outros Vectras pacatos que vemos todos os dias pelas ruas.

Já completo de fábrica, este sedan conta com várias mordomias para seu motorista (ou seria piloto) e seus passageiros. Bancos e laterais das portas em couro, controles do sistema de áudio no volante, ar condicionado digital, trio elétrico, computador de bordo, ABS, toca CD com MP3... são algumas regalias que a montadora ofereceu para o motor de 2.0 litros puxar. Mas sempre há quem se revolte com a pouca potência e baixo torque dos modelos originais. Desta forma o proprietário buscou uma nova alternativa para sanar suas necessidades humanas e de quebra, agregar ao visual do Vectra um ar mais jovial e esportivo.

Logo as rodas originais de 16” deram adeus. Em seus lugares entraram belíssimas TSW Pace de 17” devidamente revestidas com pneus Toyo Proxes 225/50”. Para segurar o sedan nas aceleradas mais fortes sem deixar a dianteira empinada, entraram em cena novas molas feitas sob encomenda em São Paulo que deixaram a carroceria mais perto do solo e de quebra asseguraram uma estabilidade ainda melhor ao sedan da Chevrolet. Para garantir a iluminação ao motorista/piloto um kit xenon de 8.000k clareia as estradas por onde o sedan costuma espirrar.

Encostado na preparadora Cordova, o sedan recebeu das mãos do preparador Fernando, um acerto fino para saciar a sede de turbo de Luciano. Uma turbina Master Power APL 240 empurra o ar para dentro dos cilindros, fazendo o endemoniado Vectra deixar para trás muito esportivo desavisado da capacidade. Para não correr um risco grande de quebras, Luciano providenciou um jogo de pistões e bielas forjadas para seu 2.0L. Agora o motor bi-combustível trabalha apenas com álcool e recebe o auxílio de dois bicos suplementares monopontos, comandados por um módulo HIS enquanto o chip de injeção/ignição foi re-mapeado para se adequar aos novos parâmetros. Para resfriar o ar que vai para a admissão através de canos de aço carbono em 2,5”, um intercooler foi providenciado para “gelar” a mistura. Atualmente a turbina trabalha sem filtro de ar devido ao seu posicionamento restritivo e uma blow-off alivia a pressão de trabalho enquanto uma wastegate regula toda a pressão da linha. Dando vazão à queima, o escape foi todo re-feito em canos de 2,5”, o que produz um ronco grave e instigante que pede cada vez mais peso sobre o pedal direito.

Para observa a quantas “gira” o motor, Luciano instalou em um suporte na coluna “A” três manômetros Auto-Gauge da linha Smoke para monitorar constantemente o motor. Estão presentes os manômetros de pressão do óleo, turbo e da linha de combustível. Ao lado do volante, na parte inferior, avistam-se o módulo HIS e um hallmeter (também Auto Gauge) para manter o condutor informado da mistura ar-combustível.

“Tendo Deus Terminado a obra que tinha feito, ao sétimo dia descansou do seu trabalho, e ordenou que roncassem os motores. Ele abençoou o sétimo dia como o domingo da arrancada e o consagrou...” Amém!
Ficha Técnica

Marca: GM - Chevolet

Veículo: Vectra

Modelo: Advantage 2.0

Ano: 2006

Motor: 2.0L 8 válvulas; turbina APL 240; bicos auxiliares monopontos controlados por módulo HIS, intercooler frontal; pistões forjados, bielas forjadas; válvula blow-off, chip re-mapeado, escape em 2,5”

Suspensão: Molas esportivas - Eibach

Freios: Originais

Rodas/Pneus: TSW Pace 17” / Toyo Proxes 225/50-17”

Exterior: Xenon 8.000k

Interior: Bancos e laterais de porta em couro negro; manômetros de óleo, combustível e turbo - Auto Gauge Smoke; hallmeter;
módulo HIS.

-------------------------------------------

Cordova Special Motors
SOF Norte qd. 04 conj. B Lt. 10
Tel: (61) 3465-2240

Comente essa Matéria...
Texto: Rafael Souza | Fotos: Rodrigo Lira
Digus.com.br © 2008 - Todos os direitos reservados.
Topo