Laranja Mecânica
Um dos mais importantes representantes dos esportivos nacionais na década de ’70 e um dos maiores sonhos de consumo da juventude daquela época, o Dodge Charger R/T deixou saudades quando parou de ser fabricado no Brasil, mas ainda assim, faz bater forte o coração dos mais aficionados por motores V8 e toda a nostalgia que envolve aquela época. O Dodge Char... Opa! Espera! Este não é um modelo Charger. Apesar de toda a agressividade encontrada na carroceria com o uso de tonalidades diferentes, a dianteira denuncia o modelo verdadeiro: Um Dodge DART DeLuxe!

Comprado num leilão do Senado Federal, originalmente este Dart era preto e estava em péssimo estado de conservação. Após alguns anos de trabalho árduo e caça a diversas peças faltantes, hoje o exemplar circula revitalizado. A pintura fora completamente refeita utilizando como base a cor laranja e recebeu um aplique de adesivo vinílico preto fosco nas laterais traseiras com uma inscrição que denuncia a motorização: um V8 de 318” devidamente preparado para proporcionar antes de tudo, prazer ao guiar.

Com 318” (aproximadamente 5,2Litros), este Dart recebeu uma completa revisão de seus componentes. Como “brinde”, vieram coletor de admissão da americana Edelbrock, assim como a tampa do filtro de ar e tampa de válvulas. Este motor recebe a mistura efetuada por um carburador Holley 650cfm. A queima vai para os coletores de escape que seguem por canos de 2” até o pára-choque traseiro. O som é de arrepiar. Os mais atentos perceberão o gargarejo característico dos V8´s. É nostálgico.

O câmbio de 4 marchas despeja a potência sobre os pneus traseiros Cooper Cobra 235/60-15” montados em rodas originais devidamente restauradas, mantendo até mesmo os anéis cromados. A suspensão original agüenta bem as aceleradas e se demonstra bem acertada mesmo com o maior poderio do motor. Nada a reclamar!

A restauração efetuada por seu proprietário tornou ainda mais belo as linhas clássicas do antigo Dodge Dart, que era intimidado pelas linhas do Charger R/T, mas que agora não passa desapercebido. Um belo exemplar que deve ser observado em detalhes.
Comente essa matéria... Texto: Rafael Souza | Fotos: Rodrigo Lira
Digus.com.br © 2008 - Todos os direitos reservados.
Topo