L'exclusive Modena
Reza a lenda que apenas cinco carros destes foram produzidos. Todos com placas GKU-46** e foram inicialmente de propriedade de executivos da Fiat na época do lançamento. Esta cor foi utilizada como chamariz para os comerciais de lançamento do Uno Turbo em 1994, que em conjunto com pára-choques redesenhados, saias laterais e spoilers integrados, além de um belo motor 1.4L Turbo fizeram deste, o primeiro carro turbo nacional de fábrica. Dos ditos 5 carros, de apenas três se tem notícias. Um deles está em Brasília, um em Goiânia e outro em Rio Verde e este último é o alvo desta matéria.

De propriedade de Kennedy, este Uno Turbo foi mantido original até onde era possível, mas ainda assim, alguns itens foram adicionados visando maior personalidade (como se precisasse...).

Comprado em Santo André-SP, este Uno Turbo encontrava-se em bom estado de conservação, mas apenas "bom" não era o suficiente para Kennedy que re-fez toda a suspensão, motor e freios do carro, além de dar um trato completo na elétrica e exterior do veículo.

Um motor parcial novo foi colocado no local do anterior assim como uma nova turbina. Todos os parâmetros foram verificados e sensores foram trocados quando da revisão completa, deixando o carro praticamente novo. A suspensão recebeu a mesma atenção e foram trocadas buchas, batentes, bandejas e demais peças como amortecedores foram instaladas novas. Um zelo extremo com um dos carros esportivos nacionais mais raros do país.

Nenhum dos Modenas sairam de fábrica com ar-condicionado e nem teto solar. Ao menos um destes problemas foi resolvido com a instalação de um teto solar elétrico da Webasto. No motor, a tampa de válvulas foi pintada de amarelo, mas nenhuma outra alteração ou melhoramento foi feito no bravo motor 1.4L de 8 válvulas capaz de gerar 118cv @ 5.750Rpm enquanto o torque era de 17,5Kgfm @ 3.500Rpm. Tudo isso aliado a um baixo peso de 975Kg, fazia com que o Uno Turbo acelerasse de 0-100km/h em apenas 9,2 segundos e atingisse a velocidade máxima de 195km/h. Um verdadeiro foguete sobre rodas que até hoje faz sucesso entre os apaixonados.

A intenção do proprietário é fazer deste Modena um dos, senão o mais conservado Uno Turbo do Brasil. Para isso ele não anda economizando esforços. Hoje o carro está avaliado em cerca de R$ 20.000,00 e ao menos metade deste valor já foi gasto com revisões, manutenção e peças que, além de raras de serem encontradas, são caras.

Internamente, poucas mudanças são notadas, já que o interior completo não aceita bem muitas perfumarias. O painel de instrumentos foi completamente re-grafado e seu fundo foi pintado de amarelo para combinar com a cor da carroceria. Uma coluna de instrumentos agora ajuda o proprietário a acompanhar melhor o desempenho do motor demonstrando através dos equipamentos a mistura de ar/combustível (hallmeter), manovacuômetro e pressão da linha de combustível, além de um discreto shift-ligth que avisa a hora correta da troca de marchas para não exceder o giro do motor e colocar em risco esta preciosidade.

Como "exclusividade de fábrica" não é o suficiente, Kennedy acabou de adquirir um sistema completo de ar-condicionado original dos Unos Turbo fabricados em 1995 e em breve efetuará a instalação, tornando seu exclusivo Modena, ainda mais particular já que nenhum dos cinco Unos Turbo desta cor foram fabricados com este acessório.

Desenhado por Giorgetto Giurgiaro em 1983, o Uno continua em produção até hoje sob o nome de Mille, mas o Uno Turbo foi descontinuado pela Fiat em 1996 tendo uma curta e marcante tragetória, mas que certamente já fez (e ainda faz) muitos proprietários felizes, assim como já fez vários outros proprietários de veículos "esportivos" mais atuais passarem bastante raiva.
Comente essa Matéria... Texto: Rafael Souza | Fotos: Rodrigo Lira
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