Marea Turbinado
“Sonho é pra ser inatingível, caríssimo, transcendental, dificílimo de obter. Senão, não é sonho, é meta!”

A frase acima descreve perfeitamente aquilo que o microempresário Luis Carlos “Júnior”, de 26 anos passava ao sonhar com um Fiat Marea. Tão logo conseguiu realizar seu sonho ao adquirir um belo exemplar no final de 2004 de uma senhora que havia comprado-o de seu irmão, que por sua vez, era o primeiro proprietário.

“Já o comprei com idéia de turbinar, no entanto, o desejo foi crescendo com o passar dos dias, pois fui tomando gosto pelo carro e não queria me desfazer dele para adquirir um turbo de fábrica, então, como gosto e tenho um pouco de conhecimento em relação a preparações, em junho de 2007, com apoio de minha esposa, coloquei em ação o tão sonhado projeto de preparação deste Marea HLX, que originalmente é 2.0 20 válvulas de 142 cv’s. Entrei em contato com o amigo Luciano da AutoTech, preparador conceituado aqui em Brasília e com bastante experiência em Marea, partimos para a execução do projeto, usando inicialmente uma turbina Biaggio Super 50 Reflow com pistões grafitados vindos do Marea Turbo e bielas forjadas PowerTech. O virabrequim recebeu trabalho de nitretação, substituímos as bronzinas originais, trabalhamos a bomba de óleo e tudo mais o que foi necessário.”

Recentemente, Júnior refez a pressurização em aço inox e substituiu a turbina Biaggio por uma Garret GT2860RS modificada, com caixa quente .64 e caixa fria .53 empurrando 1,2Bar para dentro do motor. A válvula de prioridade utilizada para devolver à atmosfera o ar não utilizado é uma HKS SSQV. Para saciar a fome do Marea, Júnior está preparando a instalação de um catch-tank que não deixará faltar álcool na linha, mesmo com o sedan da Fiat contando com uma bomba de combustível interna Walbro e uma externa de Gol GTI. Para não deixar Júnior perder a rotação nas trocas de marcha, o shift-light acende com 7.500 Rpm com corte de giro regulado para 8.000 Rpm.

A suspensão teve as molas Eibach Sportline retiradas pois o carro havia ficado excessivamente baixo e em seu lugar estão as originais, mas Júnior pretende voltar a utilizar as RedCoil. Os amortecedores foram retrabalhados pela Gass e fornecem ao Marea uma melhor estabilidade, compatível com o novo desempenho do veículo. As rodas foram substituídas pelas do modelo mais atual e de maior motorização, o 2.4L, mas mantendo o mesmo aro e com pneus das medidas originais.

Internamente o Marea de Júnior esbanja o conforto peculiar aos sedans da Fiat. Bancos em couro e volante Shutt modelo R1 foram instalados e no mais, apenas instrumentos de monitoramento auxiliam o condutor. O shift-ligth é uma caneta da ODG enquanto manômetros Belquip de pressão do óleo, pressão de combustível e pressão do turbo dão ao motorista todas as informações necessárias. O veículo ainda utiliza um hallmeter ODG com termopar para analisar a quantas anda a queima da mistura ar/combustível.

O sonho de Júnior foi transformado em meta e tudo aquilo que ele buscava foi realizado. Agora suas metas de atingir a velocidade máxima indicada no velocímetro são bem mais fáceis e os 240km/h chegam em uma velocidade assombrosa.
 Texto: Rafael Souza | Fotos: Rodrigo Lira
 
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