No Stilo da Corrida
Olhe bem. Este não é mais um carro de rua travestido no estilo racing. Repare nos pneus, a altura, as rodas, os adesivos... dá vontade de acelerar. O grande símbolo da italianíssima Abarth sobre o capô e o teto sanam quaisquer dúvidas que possam existir a respeito do potencial deste Stilo vermelho, que chama atenção por onde quer que apareça.

Montado pela Fiat para servir de réplica do carro que compete nos campeonatos de turismo que acontecem Brasil afora e divulgar a versão “brava” deste modelo, este Stilo é cuidado com muito carinho por Marcelo Mazzaro, um dos maiores entusiastas da marca na capital federal. Mazzaro desfila por Brasília em uma Marea Weekend, mas confessa que gosta mesmo é de acelerar o hatch. “A pegada deste carro é uma coisa impressionante!”.

A cor destaca-se pela completa ausência de irregularidades. Adesivos dão o tom e o número na porta deixa claro para que este bólido ganhou as pistas. Pistas? Não! Apesar de toda a aparência de carro de competição, este Stilo só participa de eventos e foi inteiramente confeccionado pela Fiat para agregar ao modelo um ar mais esportivo. Toda a estrutura do veículo foi re-trabalhada na própria fábrica, por uma equipe responsável, destacada da linha de produção. Optou-se por utilizar a versão Abarth, com motor 2.4 20v mas que recebeu alguns mimos extras para tornar este Fiat bastante aprazível aos olhos, ouvidos, pés...

Com o uso de materiais nobres para ajudar a reduzir seu peso e equipamentos de ponta, este Fiat deixa muito marmanjo babando feito criança ao se deparar com o estilo deste Stilo. Abra a porta do piloto, pule a gaiola de proteção, acomode-se no banco concha da marca Corsa, gire a chave, aperte o botão de partida e acelere de leve para sentir um rugido vindo por debaixo dos seus pés. O barulho incomoda um pouco de início, mas logo se acostuma com a indocilidade deste Fiat que, definitivamente, não foi feito para as ruas. Sem carpetes, forros, mantas acústicas e demais adereços (utilizados para emudecer o som do motor), o urro vindo do cofre é instigante para quem está ao comando e amedrontador para os que observam o ritual de partida do Stilo. Com o escape lateral de 2,5” saindo por um recorte na caixa de ar do Stilo, a sinfonia dos cinco cilindros do motor mais parece uma carícia nos tímpanos dos loucos por velocidade. Uma leve pressionada no acelerador e o giro sobe vertiginosamente. É impressionante a sincronia e o acerto empregados, deixando o pé de quem acelera e o Fivetech (apelido dos motores de cinco cilindros da Fiat) querendo mais e mais.

Olhou bem para o painel? Todo o plástico ao qual estamos acostumados deu lugar a uma peça única em fibra de carbono puro, formando o painel, abrigando o quadro de instrumentos original da versão “comercializável” do Stilo e mais um relógio de pressão do óleo da Autometer. No local originalmente destinado ao aparelho de som, repousa o controle de ignição da Longacre. O confortável volante original com air-bag saiu de cena para que um modelo Lico com aro coberto por alcântara entrasse em seu lugar. As pedaleiras são derivadas do Marea Turbo e a alavanca de câmbio foi re-trabalhada para suspender a manopla, deixando-a mais perto do piloto facilitando as trocas de marchas no câmbio re-escalonado. O interior do veículo foi totalmente reestruturado com tubos de aço carbono de 2” e pontos de torção reforçado com o uso de barras agregadas à estrutura. Com isso, a torção do veículo praticamente inexiste e o veículo perdeu aquele “molejo” característicos dos carros de rua. A carroceria é travada.

A suspensão é baixa e as rodas grandes e largas. Para deixar os pneus lambendo a lataria sem raspar nos pára-lamas, utilizaram-se molas esportivas e rodas Binno B-970 7,5 x 18” recobertas com pneus Pirelli P-Zero 235/645-18”. Os freios agora possuem pastilhas de competição e só utilizam fluido DOT-5.

Se algum dia encontrar este carro exposto, perca seu tempo. Cada detalhe deste carro remete à um verdadeiro carro de circuito. Uma verdadeira obra de arte sobre rodas. Este carro estará exposto no encontro comemorativo de 30 Anos da Fiat no Brasil que acontece no dia 16/07, no estacionamento do Shopping Península. Vale a pena conferir de perto e instigar-se com o conjunto deste Stilo. Definitivamente, um Stilo único.
Texto: Rafael Souza | Fotos: Rodrigo Lira
Digus.com.br © 2008 - Todos os direitos reservados.
Topo