Prata da Casa
Todos temos em casa algum objeto o qual possuímos grande estima e zelamos com todo o cuidado possível. Geralmente, para qualquer aficcionado por carros, esse objeto trata-se do veículo e é a ele que se dedicam grande parte das economias e boa parte do tempo útil. Com Gabriel Almeida, um dos moderadores de nosso fórum, não é diferente. Proprietário de um VW Bora 2001, prata, versão Confortline (a mais top disponível para o modelo), o rapaz investiu (muito bem, diga-se de passagem) uma boa grana para diferenciar seu veículo dos demais Boras que vemos rodando por aí. Discrição, luxo e conforto foram os adjetivos utilizados para a personalização do carro que abandonou de vez aquela cara de carro de avô.

As primeiras a “darem as caras” foram as belíssimas rodas 19” originais do sedan Audi A8. Estas foram devidamente calçadas com pneus da japonesa Yokohama de medidas 215/35-19” que mais se parecem com fitas isolantes de tão baixos. Como as medidas de off-set e furação entre o Bora e o Audi A8 são idênticas, não foi necessária nenhuma alteração drástica para que o novo conjunto entrasse como uma luva na espaçosa caixa de roda do VW. Não até que Gabriel decidisse baixar o carro. Para não perder conforto e agregar um visual ainda mais DUB ao seu carro de uso cotidiano, foi instalado um kit de suspensão a ar que comanda a altura por eixo individualmente fazendo, em sua posição mais baixa, as rodas traseiras serem literalmente engolidas pelos pára-lamas. Assim, não se perdeu nada no conforto do sedan de luxo e de quebra ainda se entorta pescoços daqueles que vêem o carro em “repouso”.

À noite, o Bora é um show a parte. Com as diamantadas rodas de 19” refletindo boa parte das luzes da cidade, Gabriel resolveu arrepiar instalando um kit xenon de 8.000K nos faróis. A luz azulada faz os olhares desviarem para verem a passagem do VW desfilando e roncando bonito com o auxílio do escape completo de 2,5” em aço inox terminando em uma bela ponteira Raceway que ajuda a fechar o pacote externo.

Porém, nem só de beleza vive este VW. Quem ousar acelerar do lado pensando em despachar mais um “bonitinho”, pode se dar muito mal. Com seu chip re-mapeado pela TAF Racing, o escape redimensionado e o filtro esportivo duplo fluxo de grandes dimensões, este Bora dá trabalho para muitos desavisados. Essa preparação foi feita pensando em melhorar um pouco o desempenho do carro, já que com as pesadas rodas de 19” e o peso extra da sonorização, o carro ficou um pouco moroso quando original. Era para ser só isso: revigorar o desempenho do sedan. Nada mais. Mas... uma coisa sempre puxa outra e como se pode perceber, este é o maior mimo de Gabriel. Nada mais justo que alguns “aperitivos” para tornar o carro mais ágil em algumas situações. Foi aí que entrou a cereja do sorvete em forma de um kit Nitro da NOS com um fogger que injeta instantaneamente cerca de 50cv extras ao motor. “Brevemente deverá ser convertido para álcool e ganhar um kit turbo para rodar tranqüilo com seus 0,8 Bar de pressão” – promete o zeloso proprietário.

Se por fora o Bora chama muita atenção mesmo sem parafernálias visuais, aos se abrir o porta-malas não é possível se afirmar a mesma coisa. Logo de cara avistam-se dois subwofers Kicker Solo-Baric S10L7 empurrados por um módulo Roadstar Digital de 1200 watts, o que garante umas boas pancadas nos ouvidos dos ocupantes. Para sustentar os graves, ainda entrou em cena um mega capacitor da Rockford Fosgate. Para atenuar os graves vindos da mala, saíram os falantes originais e entraram dois kits de médios da Bravox modelo CC60D comandados por um módulo Piramid Super Pró 600. Tudo isso comandado por um Pioneer DEH-P7700MP que, de quebra, tem a iluminação idêntica ao painel do VW, deixando o interior bastante harmonioso. Por se falar em harmonia, o conjunto de manoplas e pedaleiras Momo casou perfeitamente com a proposta de Gabriel em personalizar seu veículo de forma sóbria e luxuosa. Com acabamento em couro, alumínio e fibra de carbono é necessário se parar por alguns instantes para apreciar a beleza do conjunto que não apresenta rebarbas ou emendas em suas adaptações. Um verdadeiro primor que agregado aos bancos e laterais de portas forrados em couro legítimo (de fábrica), torna a versão Confortline ainda mais luxuosa e exclusiva.

Com luxo, conforto, discrição e uma bela promessa de maior performance para sua jóia, Gabriel não pára por aqui. “Estou trocando as rodas, quem sabe por umas maiores” – diz ele. Provavelmente essa matéria não teve seu fim por aqui e certamente esta belíssima máquina não deverá parar de receber mimos de seu dono e elogios dos que têm a oportunidade de apreciar uma das mais belas pratas de nossa casa.
Texto: Rafael Souza | Fotos: Rodrigo Lira
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