Pura Pressão
Imagine a seguinte situação: 402 metros, pista livre, pinheirinho, este Marea alinhado, pronto para arrancar. A luz vermelha se acende e segue descendo à mesma velocidade que a adrenalina do piloto aumenta. Quando a luz verde se acende, a descarga de adrenalina no corpo, força o pé direto com tamanha intensidade que fica difícil para os pneus aderirem ao asfalto. No limite de giros, as trocas de marchas são cada vez mais intensas e a velocidade sobe vertiginosamente. No meio da reta, escuta-se o ruído afinando e uma leve fumaça branca fazendo com que os pneus Yokohama Advan 195/55-15” dêem uma leve “fritada”. Não se sabe ao certo a velocidade final do bólido, mas certamente, em 402 metros ele está a quase 200 km/h, tamanha brutalidade contida no motor deste Marea Turbo preparado pela empresa Motortechnik.

Ao encarar o veículo, assusta-se com a natural aparência que, com a adoção de um enorme intercooler praticamente saltando fora do pára-choque, adverte aos mais desavisados sobre a real intenção deste Fiat: Engolir asfalto o mais rápido possível e sem dó. Quem sofre com isso são as rodas TSW modelo VX-1 e pneus de 15” que tem a obrigação de passar ao solo, toda a potência e torque gerados pelo ignorante motor 2.0 litros de 20v e 5 cilindros, com pistões e bielas forjados, sobrealimentados pela turbina original mas retrabalhada para exercer 1,2 Bar de pressão constantes. Para que a alimentação não ficasse deficiente, as curvas de potência e torque foram alteradas por meio de programação no chip da centralina. Além de tudo isso, uma reluzente garrafa de óxido nitroso ocupa um lugar de destaque no porta-malas e manda cerca de 70 cv extras, ao se liberar a chave num console logo a frente da alavanca de câmbio. Para controlar tudo isso e manter o motoris... ops... piloto informado, manômetros da Auto Meter linha silver estão sempre ao alcance dos olhos. Junto a chave de controle do nitro, o manômetro de pressão do “gás do riso”, pressão do combustível e do óleo. Junto à coluna, fica isolado o frenético manômetro da pressão do turbo.

Visando adequar o visual ao desempenho descomunal, o pára-choque dianteiro foi redesenhado para caber o graúdo intercooler e recebeu apliques de fibra na parte inferior com novas entradas de ar e pequenas asas laterais. A traseira teve suas emendas retiradas e recebeu duas belas ponteiras de 6” da marca Ractive. A lateral precisou apenas de uma saia em fibra de vidro, com um desenho bastante agressivo, para fazer com que a “advertência visual” ao mais desatentos fosse completada.

Quem pensa que em um carro tão ignorante, o conforto ficou em segundo plano, está muito enganado. Ao abrir-se as portas, belas soleiras em alumínio da marca italiana Momo o recepcionam para apresentar o aconchegante interior completamente forrado em couro cinza. Pedaleiras de alumínio com pontos em borracha, também da Momo, tornam a pisada firme e sem escorregões. O volante permanece original, pois possui controle do volume e, principalmente, o air-bag. Segurança antes de tudo.

Como o projeto de som original não agradava ao proprietário, a unidade central foi substituída por um MP3-Player Kenwood-Z919, disqueteira Kenwood Excelon KDC-CX89 e um equalizador Symmetry EPX 2 da Rockford Fosgate. O Sub-Grave, vai em forma de dois subwofers Eclipse Aluminum de 10” instalados em caixa band-pass no fundo do porta-malas, juntamente com o módulo Lanzar Opti-Drive 1000.1D. A potência sonora é uma verdadeira ameaça aos ouvidos incautos. A pressão é tamanha, que os passageiros do banco traseiro sentem as batidas do grave nas costas quando o volume é elevado, sem contar a qualidade proporcionada pelos alto-falantes de 6x9" da Eclipse, instalados no tampão e alimentados pelo módulo Kenwood KAC-748. Em cada porta dianteira, em meio forro de porta muito bem trabalhado, foram instalados: um Kit Componente de 3 vias e um Kit Componente 2 vias, ambos da Marca Eclipse, comandados pelo módulo Lanzar Opti-Drive 100.4, proporcionando um belo espetáculo dentro do veículo.

Para aqueles que tentarem se aventurar a qualquer tipo de “brincadeira” com esse Marea, lembrem-se: A pressão da turbina é alta, nem tente emparelhar, pois se preciso, o nitro será acionado para apimentar a brincadeira. E aí, Pura Pressão ???
Texto: Rafael Souza | Fotos: Rodrigo Lira
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