Sob Pressão
Não são todos que tem a coragem e a audácia de personalizar um veículo exclusivo, ainda mais se tratando de um exemplar que sequer desembarcou oficialmente em terras brasileiras. Um dos sonhos de consumo de muitos aficionados por carros, o VW Golf sempre agradou por seu estilo, conforto e motorização. Em se tratando da versão esportiva GTI, agregue à lista a palavra “esportividade”.

Na versão Mk3, a primeira importada oficialmente para o Brasil, a versão GTI contava apenas com uma roupagem mais esportiva, já que seu motor era o mesmo da versão GLX de quatro portas. Na versão seguinte, o Golf GTI era o único a receber o elástico motor de 1.800 cilindradas, 20 válvulas, Turbo, que o elevou verdadeiramente ao quesito de esportivo nacional com seus 150 cv (posteriormente 180 cv). Ao lançar a versão Mk5 nos mercados Americano e Europeu, com motorização de 2.0L Turbo de 197 cv, sitema de injeção FSI (Fuel Stratified Injection, injeção de combustível estratificada) e capaz de fazer de 0 a 100 Km/h em 6,9 segundos, a VW deixou a comunidade de apaixonados por este modelo em frenesi no Brasil e acabou por decepcioná-los ao lançar uma versão “4,5”. Uma mistura de estilos entre a versão Mk4 e Mk5. Aqueles que puderam adquirir a versão Mk5 desembolsaram um alto valor pela exclusividade em terras brasileiras.

Como reside na Guiana Francesa e apenas passa as férias no Brasil, o empresário Rafael de Castro resolveu trazer do país vizinho uma das versões que pululam os sonhos dos apaixonados por este modelo, para que a empresa Fast Tuning de Goiânia personaliza-lo e sonoriza-lo. Rafael queria apenas um som que fosse compatível à esportividade do Golf e foi incentivado por José Humberto, o Beto da Fast Tuning, a incrementar ainda mais fazendo um projeto exclusivo e inovador.

Na parte externa, modificar alguma coisa neste modelo seria algo impensável, certo? Para o pessoal da Fast Tuning juntamente com Rafael, a resposta é não! As já belas rodas originais de 17” foram substituídas por modelos TSW Apex de 19” calçadas com pneus Toyo 235/35-19” e o para-choque traseiro personalizado deixaram o modelo com um ar ainda mais robusto.

Contando com o profissionalismo e a criatividade da Fast Tuning, Rafael deixou com que a sonorização ficasse a cargo da empresa para elaborar e efetuar um projeto grande. Das portas é possível observar o início do exagero: Um par de Tweeters ST302 da Selenium é acompanhado por dois pares de MidBass Premium IIe Export de 5" da Bravox e quatro pares de MidBass Endurence E2KMB6 de 6" também da Bravox, perfeitamente acomodados em um acabamento primoroso, sem danificar a forração interna.

Na tampa traseira confeccionada em fibra de vidro com partes em acrílico transparente estão os dois pares de 6x9” da Piooner. Logo abaixo encontram-se os dois (ir)responsáveis por fazerem o chão tremer: Um par de subwofers de 12” com 3.000 watts RMS (cada um!!!) da Pionner devidamente instalados em caixas dutadas de 44 litros cada. À frente, enterrados no acabamento em fibra com pintura flakes, estão os dois capacitores digitais de 1.2 farad, que em conjunto com as duas baterias adicionais, sustentam todo o sistema sonoro contra indesejáveis quedas. Para melhor dividir o som, foi utilizado ainda um crossovers de cinco vias.

Quem cuida da integridade dos falantes são dois módulos Roadstar RD-1200D para os subwofers e mais dois módulos de quatro canais para os falantes internos, também da marca Roadstar. Estes módulos perderam suas carcaças e tem seus componentes internos expostos através de uma placa de acrílico, que divide o ambiente com os módulos, de um aquário iluminado por barras de néon e com bolhas geradas por uma bomba de aquário. Todo o acabamento do porta-malas e tampa traseira foi feito com o uso de MDF, para as caixas acústicas, recoberta com fibra de vidro pintada num tom escuro com flakes coloridos. O visual impressiona, assim como o som e a aparência do veículo.

Quem comanda todo o aparato é uma unidade de DVD Pyle com tela retrátil de 7” e sistema touch-screen. Quem vai atrás também tem a diversão garantida por duas telas de 6” da Booster instaladas nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros.

A pressão do som é capaz de fazer o coração bater descompassado ao se ouvir o som num volume elevado, mas a presença de um Golf GTI Mk5 também é capaz de causar arritmia devido à exclusividade, imponência e agressividade. Ao se deparar com este modelo pelas ruas, não tenha dúvidas: Pare, olhe e tenha um enfarto.
Comente essa matéria... Texto: Rafael Souza | Fotos: Rodrigo Lira
Digus.com.br © 2008 - Todos os direitos reservados.
Topo