Sporting Chiq
Há tempos que a industria automobilística nacional não lançava um carro tão exuberante como o Fiat Punto. Talvez a letargia das montadoras tenha dado-se pelo comodismo dos consumidores em gostar do básico e não exigir muito destas empresas, diferente do que ocorre em outros países. Como não se tem respostas positivas das empresas montadoras, resta aos consumidores melhorarem seus veículos da forma que acham mais conveniente e, comumente vemos pelas ruas alguns exageros completamente desnecessários e muitas personalizações de bom gosto. Marcos Junior aderiu ao segundo grupo e modificou seu Fiat Punto Sporting Vermelho Modena inserindo alguns acessórios e personalizando-o com muito bom gosto.

O motor de quatro cilindros em linha, oito válvulas e 1.796 cilindradas é capaz de gerar 115cv @ 5.500Rpm quando abastecido com álcool e não sofreu quaisquer modificações. Os planos de Marcos para seu Sporting eram outros...

O Punto recebeu um conjunto de bolsas de ar confeccionadas em borracha desenvolvidas pela MBS e instaladas pela empresa brasiliense Suspen-Ar para permitir a regulagem da amplitude da suspensão a qualquer momento. Normalmente, Marcos utiliza uma regulagem mais baixa, priorizando o conforto e o visual quando a carroceria circula a apenas alguns centímetros chão. As rodas originais de 16” foram substituídas por outras da TSW, modelo Devine9 e medidas 7,5x19”, calçadas com pneus Clear de medidas 215/35-19”. Outro detalhe adicionado externamente foi a aplicação de um adesivo preto fosco “unindo” as grades frontais que, juntamente com os dois kits de xenon de 10.000k iluminando os caminhos, tornaram ainda melhor de se ver quando o Punto Sporting vermelho passa arrancando suspiros.

Internamente o Punto não sofreu grandes modificações, mas a principal delas foi suficiente para encantar os apaixonados por requinte. Os bancos e os detalhes das laterais de portas foram forrados com couro importado na cor areia e contrastam fortemente com os detalhes em vermelho, adotados pela montadora para o modelo, atualizando e tornando o interior ainda mais aprazível aos olhos e tato.

Por se tratar de um modelo completo (exceto pela ausência do Teto Solar Skydome), o sistema sonoro que embala os passeios do Punto Sporting recebeu apenas algumas melhorias para tocar em alto e bom som. A unidade central foi mantida pois acompanha o desing do painel e possui interface integrada para controle pelos botões instalados no volante para o player e para as mídias removíveis que podem ser acrescidas através do sistema Blue&Me original do modelo. Com tanta facilidade, não dava pra abrir mão de tamanha comodidade. Para compor ainda mais potência ao sistema, foram instalados quatro kits de duas vias da japonesa Pioneer modelo TS-1785 de 6” nas quatro portas, substituindo os falantes originais. No tampão traseiro forrado em couro areia foram acrescidos mais quatro triaxiais da Pioneer modelo TS-A6962S que tocam forte em conjunto com os dois subwofers Pioneer modelo TS-W308 D2 de 12”. Para auxiliar o player a tocar todos os falantes, estão disponíveis dois módulos: um Roadstar Digital modelo 1200D e um Pyramid 800 Gold Series. Para equalizar os níveis sonoros entrou em cena um crossover Pyramid modelo CR-82.

“As alterações feitas foram mais puxadas para a estética do carro. Confesso que não ganhei conforto, porém, em questões estéticas, muitos acham lindo e estou muito satisfeito com as alterações no carro.” – diz Marcos, apaixonado por seu Sporting Chiq.
 Texto: Rafael Souza | Fotos: Rodrigo Lira e Bruno Mota
 
Digus.com.br © 2008 - Todos os direitos reservados.
Topo