Tormento Auditivo
Já ao adquirir sua Volkswagen Saveiro 1.6 em 2000, Josafá Neto, já tinha em mente um projeto sonoro e visual bastante distintos. A Saveiro não recebeu um pingo de veneno, para não comprometer a durabilidade. Chegou a utilizar um filtro de ar cônico de duplo fluxo, mas fora retirado devido a sujeira acumulada.

Para deixar a Saveiro com um visual não muito chamativo, Neto equipou a pick-up com rodas 17”, tampa da caçamba em fibra de vidro, suspensão a ar e películas espelhadas em tom azulado nos vidros. Só que surgiu um imprevisto. Como as rodas 17” pregavam no pára-lama, o assoalho da Saveiro não descia até o chão quando as bolsas da suspensão a ar, montadas pela empresa Suspen-Ar, estavam vazias. Para satisfazer o desejo de “pregar” a pick-up no chão, as rodas 17” foram substituídas por rodas Girus Racing de 16” montadas em baixos pneus 205/45-16” que agora são, literalmente, engolidos pelos pára-lamas.

Para arrematar o visual, o pára-choque dianteiro fora substituído pelo modelo da última versão da família G3. A tampa traseira teve a enorme logo da VW extirpado e um ótimo trabalho de funilaria realizado para que não ficassem marcas. No interior, uma manopla de câmbio Shark Cromada (Shutt) para combinar com os detalhes de acabamento do console central e a coluna de instrumentos com os manômetros de pressão. Dessa forma, o visual da Saveiro ficou bastante limpo tornando o carro chamativo somente quando anda "baixo" e/ou o sistema sonoro está ligado.

Ao dar o “play” no toca MP3 Player DEH-460 MP da Pioneer, tampe bem os ouvidos, pois no sistema de som montado pela Acustic e com up-grade da Suspen-Ar, a pancada é ignorante tanto dentro da pequena cabine da Saveiro quanto fora. Novos forros de porta foram moldados para receber nada menos que 08 pares de TS 6986 da Pioneer e 03 tweeters Selenium ST-302 em cada porta. Mas é na caçamba que a pick-up de Neto demonstra o poderio de animar as festas. Lá estão alocadas mais 05 pares de TS 6986 e 04 subwoofers de 12” modelo 306C da Pioneer que batem forte e fazem o coração querer pular pela boca tamanha a pancada do grave gerado.

Pro sistema, foram instalados 02 módulos Pyramid Gold Series 800 modelo PB5106X, responsáveis pelo som dos 6x9” instalados nas portas, 01 Pyramid Super Pro 600 para auxiliar os falantes 6x9” da caçamba e tweeters. Para agüentar a pressão dos subs, um módulo Fosgate Punch 700S foi devidamente instalado, junto com os outros módulos, logo atrás dos bancos. Para dividir as frequências sonoras e dar uma apimentada aos graves, médios e agudos, Neto providenciou um Crossover Pyramid CR-82, o que permitiu um som bastante linear, que toca alto e com boa qualidade. Para segurar tamanha potência, foram instalados um alternador auxiliar de 120 Amp. e mais 2 baterias de 150 Ampères.

Chegando na balada é só liberar o ar da suspensão, aumentar o volume, fazer a vista dos passantes embaralhar, o corpo tremer, o queixo cair e tornar aquela música que se costuma ouvir alta, um verdadeiro tormento auditivo.
Texto: Rafael Souza | Fotos: Rodrigo Lira
Digus.com.br © 2008 - Todos os direitos reservados.
Topo