• ANÚNCIOS

• PUBLICIDADE

IMPORTANTE - Cuidado com buracos utilizando molas cortadas

Não sabe o que se passa com seu Precioso? Peça ajuda aqui...

Moderador: Equipe-D

IMPORTANTE - Cuidado com buracos utilizando molas cortadas

UNREAD_POSTpor Icecub3 » Qua, 12 Mar 2008 19:39

Fala galera,

Mandei cortar alguns elos das molas do meu carro, ficou bacana o carrinho "sentado no chão" porém como eu previa, ocorreu um inconveniente. Alguns carros como o Ford Fiesta não possuem amortecedores com bordas nos pratos de apoio das molas, e sim um tipo de amortecedor com "prato cônico", como consequência quando se diminui a carga das molas, cortando-as, a pressão resultante não é suficiente para mantê-las centradas sobre os pratos de amortecedores deste tipo em determinadas ocasiões como desníveis de pista, buracos ou ao suspender o carro por um elevador/macaco. Quando ocorre uma destas situações, pode fazer com que a mola escape do prato causando consequentemente afundamento da torre MCPherson da roda afetada e cause outros incidentes como perda de controle do veículo, destruição do pneu (devido a ponta da mola rasgar o mesmo internamente) podendo levar a acidentes sérios.

Apesar de já imaginar que tal situação poderia ocorrer, pedi esclarecimentos aos profissionais da oficina, onde tivemos a idéia de fazer um pequeno furo no prato do amortecedor e passar uma abraçadeira metálica para manter a mola no local quando tal situação ocorresse.
Porém ontem descobri que a abraçadeira não deveria apenas centrar a mola, mas sim suportar os deslocamentos bruscos da mesma em situações como as descritas acima.
Ao trafegar pela BR 040 pouco após o viaduto do Catetinho, devido ao tráfego de veículos fui obrigado a permanecer na faixa da direita, onde infelizmente tive que passar sobre um buraco que ocupava quase toda a largura da faixa. Consegui livrar as rodas do lado direito, mas a dianteira esquerda levou a pior, fazendo com que a abraçadeira quebrasse, a mola escapasse e em seguida perfurou e rasgou o pneu. Por muita sorte consegui controlar o carro sobre a pista molhada entre 80 e 90 km/h tentando mantê-lo em linha reta até parar. Nessa hora foi necessário simular uma frenagem de sistema ABS, com leves e rápidos toques nos freios e usando o freio motor em conjunto até a redução para uma velocidade mínima trafegável e em seguida encontrei um gramado ao lado da pista onde pude encostar o carro com mais tranquilidade e suspendê-lo com o macaco.

Abaixo segue as fotos do estrago no pneu. Por sorte ficou só no susto e um prejuízo material relativamente pequeno. Mas fica aqui meu alerta para os demais colegas que rodam rebaixados, especialmente nesta época de chuva. A segurança em primeiro lugar

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Editado pela última vez por Icecub3 em Qua, 12 Mar 2008 19:59, num total de 1 vezes

Compartilhar

UNREAD_POSTpor GTI » Qua, 12 Mar 2008 19:44

:shock: :shock: :shock: Ainda bem que não aconteceu nada de mais grave :o :o :o

UNREAD_POSTpor maacedo » Qua, 12 Mar 2008 19:45

CARALHº MLK QUE AZAR HEIN? MAIS AINDA QUE NÃO ACONTECEU ND DE MAIS, SÓ MESMO UM DANO MATERIAL... SEGUE AI ENTÃO A DICA DO NOSSO BROTHER

UNREAD_POSTpor Alez » Qua, 12 Mar 2008 20:13

é por conta de casos como o seu e essas merdas de vias de brasília que estou querendo colocar molas esportivas no meu carrim... que também está com molas cortadas e esse esquema que segura a mola...

graças a Deus até hoje num peguei um buraco violento...

UNREAD_POSTpor Kleberlpa » Qua, 12 Mar 2008 20:24

É foda, rapaz... você devia ter diminuído a haste do amortecedor pra reduzir o curso da suspensão... Senão ela pula mesmo.

UNREAD_POSTpor Guilherme[Df] » Qua, 12 Mar 2008 20:26

Que zica eim??Nem sabia desse esquema da mola ai!!
Mas ae...pneu slick??
Ta parecendo careca!!
AHUHUAHUAUHAUHAHU fff

UNREAD_POSTpor Icecub3 » Qua, 12 Mar 2008 20:28

Guilherme[Df] escreveu:Que zica eim??Nem sabia desse esquema da mola ai!!
Mas ae...pneu slick??
Ta parecendo careca!!
AHUHUAHUAUHAUHAHU fff

Na verdade ele tava meia vida hehehe (com sulcos de 2,2 mm de profundidade numa medição tosca com uma régua comum), mas depois que estourou o a roda ficou derrapando e lixando o pneu e eu ainda tive que rodar mais alguns metros até poder sair pro gramado, pq com a quantidade de ônibus e caminhões que estavam passando pelo acostamento para desviar dos buracos era muito perigoso, aí o que restou do pneu ficou totalmente "slick"...

UNREAD_POSTpor Guilherme[Df] » Qua, 12 Mar 2008 20:57

Icecub3 escreveu:
Mas ae...pneu slick??
Ta parecendo careca!!
AHUHUAHUAUHAUHAHU fff

Na verdade ele tava meia vida hehehe (com sulcos de 2,2 mm de profundidade numa medição tosca com uma régua comum), mas depois que estourou o a roda ficou derrapando e lixando o pneu e eu ainda tive que rodar mais alguns metros até poder sair pro gramado, pq com a quantidade de ônibus e caminhões que estavam passando pelo acostamento para desviar dos buracos era muito perigoso, aí o que restou do pneu ficou totalmente "slick"...

Vende pra bscoolway!! fff

UNREAD_POSTpor Icecub3 » Qua, 12 Mar 2008 21:01

Guilherme[Df] escreveu:
Icecub3 escreveu:
Mas ae...pneu slick??
Ta parecendo careca!!
AHUHUAHUAUHAUHAHU fff

Velhinho, por incrível que pareça a BS Coolway passa longe desse tipo de carcaça, pneu é uma coisa tão séria e tem que ser tão bem feito que mesmo os da BS apresentando problemas em certos casos, o controle de qualidade das carcaças reaproveitadas por eles é muito rigoroso. Por isso que pneu "é caro à beça".

UNREAD_POSTpor Guilherme[Df] » Qua, 12 Mar 2008 21:03

Icecub3 escreveu:
Guilherme[Df] escreveu:
Icecub3 escreveu:
Mas ae...pneu slick??
Ta parecendo careca!!
AHUHUAHUAUHAUHAHU fff

Velhinho, por incrível que pareça a BS Coolway passa longe desse tipo de carcaça, pneu é uma coisa tão séria e tem que ser tão bem feito que mesmo os da BS apresentando problemas em certos casos, o controle de qualidade das carcaças reaproveitadas por eles é muito rigoroso. Por isso que pneu "é caro à beça".

Eu sei po...to de sacanagem!!
UHAUHAUHAHUAHU fff

UNREAD_POSTpor MARLEY » Qua, 12 Mar 2008 21:07

Mas ae...pneu slick??
Ta parecendo careca!!
AHUHUAHUAUHAUHAHU fff

slick e sacanagem mais o pneu ficou so a camera de ar!!!!!!!

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

UNREAD_POSTpor Icecub3 » Qua, 12 Mar 2008 21:08

Guilherme[Df] escreveu:
Icecub3 escreveu:
Guilherme[Df] escreveu:
Icecub3 escreveu:
Mas ae...pneu slick??
Ta parecendo careca!!
AHUHUAHUAUHAUHAHU fff

Eu sei po...to de sacanagem!!
UHAUHAUHAHUAHU fff

Mas aí, se alguém tiver um Opalão de aro 14 e quiser usar pra fazer uns drifts e acabar de desmanchar a carcaça, tô vendendo, "dois conto mais um café" kkkkkkkkkkkk :haha: :haha: :haha: :haha:

UNREAD_POSTpor hgvini » Qua, 12 Mar 2008 21:26

Que coisa hein, IceCub?!

:shock: :shock: :shock:

Ainda bem que o Fiestão tá inteiraço e vc tbm.

UNREAD_POSTpor Rodrigo » Sex, 14 Mar 2008 15:37

Isso é o que acontece quando engenheiros estudam anos, se especializam em um determinado assunto e constroem um carro. Ai nos pegamos esse carro cuidadosamente feito e levamos em uma oficina para cortar as molas com um mecanico que nao possui nenhuma preparaçao.

UNREAD_POSTpor SkY » Sex, 14 Mar 2008 15:40

Putz! Ainda bem que não aconteceu nada de mais grave..

:shock:

UNREAD_POSTpor Jack Daniels » Sex, 14 Mar 2008 15:43

Rodrigo escreveu:Isso é o que acontece quando engenheiros estudam anos, se especializam em um determinado assunto e constroem um carro. Ai nos pegamos esse carro cuidadosamente feito e levamos em uma oficina para cortar as molas com um mecanico que nao possui nenhuma preparaçao.

fato!

UNREAD_POSTpor torvarium » Sáb, 15 Mar 2008 07:23

Jack Daniels escreveu:
Rodrigo escreveu:Isso é o que acontece quando engenheiros estudam anos, se especializam em um determinado assunto e constroem um carro. Ai nos pegamos esse carro cuidadosamente feito e levamos em uma oficina para cortar as molas com um mecanico que nao possui nenhuma preparaçao.

fato!

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

UNREAD_POSTpor Icecub3 » Qua, 19 Mar 2008 19:46

torvarium escreveu:
Jack Daniels escreveu:

fato!

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Pois é, por isso nesse feriadão vou pra GYN comprar um kit de suspensão de rosca da Macaulay. Relação entre esportividade e conforto muito melhor e com certeza mais seguro. :D Agora, pra mim andar de carro alto não dá, é como se tivesse dirigindo um SUV ou uma camionete... Inclina muito...

Retornar para Mecânica em Geral & Dúvidas