• ANÚNCIOS

• PUBLICIDADE

[TUTORIAL] instalação do painel do gol G3 no quadrado!

Quer modificar seu carro e não tem idéia do que fazer ??? Aqui você poderá entrar em debate sobre o que cairá melhor em sua máquina...

Moderador: Equipe-D

[TUTORIAL] instalação do painel do gol G3 no quadrado!

UNREAD_POSTpor _helio__ » Qui, 28 Ago 2008 08:52

TÓPICO COPIADO DO SITE http://www.golquadrado.com.br

LINK ORIGINAL http://www.golquadrado.com.br/forum/pos ... te&p=83756

CREDITOS PARA fernando_totoli

fernando_totoli escreveu:Fala galera!!

__________________________________________________________________________________________________________

instalação no painel = CL

Imagem

1 - PARTE ELÉTRICA - IDENTIFICAÇÃO E LIGAÇÃO DO NOVO CHICOTE

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Sensor de velocidade:
Vai no mesmo lugar do cabo do velocímetro. É só desenroscar o cabo e enroscar o sensor no lugar dele. A foto não está muito legível, mas dá pra ter uma idéia:

Imagem

O sensor possui três fios. O fio que vai no painel é o do meio (amarelo/marrom). O fio 1 é ligado na ignição (+), e o fio 3 no terra (-). Não tem segredo. Funciona redondo!!

Conta Giros (RPM):
Esse deu trabalho. Vi que também foi o problema de muitos aqui. Tem até um esquema elétrico que foi disponibilizado por um colega, mas não funcionou no meu e nem no de muitos que li no fórum.
Depois de muitos testes, modifiquei um pouco o esquema original, e aí funcionou. Fica muuuuuito próximo do original. Segue:

Imagem

Notem que liguei mais um resistor depois do capacitor e antes do terra. Dessa forma, o giro fica certinho, apesar de dar pequenas osciladas com o carro em movimento. Foi o mais próximo do real que cheguei.

Pode-se ver na foto abaixo o painel funcionando com o carro em movimento (tirei hoje do celular enquanto viajava pro trabalho)

Imagem

Pinagem completa:
Imagem

Bom, até aqui (pra mim) foi fácil. A parte complicada é a que segue, que é a adaptação física do painel no lugar correto, fixação do mesmo e preparação da moldura original.

2 - PARTE MECÂNICA - PREPARAÇÃO DO PAINEL E FIXAÇÃO NO CARRO

Vamos lá: o painel do G3 tem que ser cortado na sua parte de cima. Caso contrário, ficará sobrando pra fora e não entrará no lugar, além disso, a moldura não servirá nele. Então, serra na mão e corte sem dó!!!

Imagem

O acrílico:

Existe a possibilidade de moldar o acrílico original. Ferva água numa forma de bolo e coloque a parte de cima do acrílico dentro dessa água. Ele vai amolecer. Feito isso, vá forçando com muita calma (eu não tive) :sad: até que ele dobre e sirva no painel cortado.

No meu caso, acabei quebrando o acrílico original :drink: . Aí tive que partir pras adaptações. Peguei um pedaço de acrílico fino (reto mesmo) e fiz o mesmo processo acima, ou seja, esquentei ele na água fervendo até dar a curvatura do painel. Pronto. Curvado já estava. Faltava agora fixar ele na moldura do G3. Tentei super bonder, cola quente, etc, etc, etc, e não grudava. Aí apareceu a idéia: aproveitar os furos onde vão as travas do acrilico original, furar o acrílico novo e prender nos furos com abraçadeira plástica. Apesar de parecer gambiarra (e é!!), fica muito bom, e depois de montado, não se vê nada do que foi feito, porque fica escondido.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Para cortar o acrílico junto com a moldura, usei o ferro de solda, pois com a serra ele trinca. É só ir passando o ferro de solda que ele derrete e corta facinho.

Depois de tudo preso, usei silicone preto para vedar as frestas que ficaram entre o painel e o acrílico.

Bom, acho que é isso. Mais uma etapa concluída.

Preparando o espaço no painel:

Imagem

Esse é o espaço que temos pra instalar o painel de instrumentos do G3. Como ele é maior que o painel do quadrado, é necessário cortar as abas de fixação do painel original. Vejam:

Imagem
Antes

Imagem

Imagem
Depois

Importante: corte exatamente como na foto, pois o suporte em forma de cocha (onde o painel original vai apoiado), também servirá pra apoiar o G3.

Notem que da forma que cortei, ainda é possível voltar o painel original. Basta voltar as “orelhas” que foram retiradas, colando de volta.

Imagem

Além disso, ainda é necessário entortar o suporte superior. Vejam:

Imagem

Imagem

Para conseguir entortá-los, usei o mesmo método do corte, ou seja, ferro de solda nas extremidades para abri-las e forçar com a mão até que abra bem.

Beleza. Espaço físico ok.

Fixação do painel:

Como o painel só vai ser fixado embaixo, coloquei bastante espuma para “fazer a cama” pro painel ficar firme, sem barulhos e protegido:

Imagem

Feito isso, podemos colocar o painel de instrumentos no lugar.

Imagem

Imagem
A única forma que achei de fixá-lo, foi justamente onde o painel original é apoiado, ou seja, embaixo. Pra garantir que não vai sair do lugar, novamente utilizei abraçadeira plástica. Vejam:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Pronto. Com isso o painel vai ficar quietinho no lugar dele. Agora é só preparar a moldura.

A moldura:

Essa parte é chata, pois precisaremos arredondar as laterais da moldura original. Caso contrário, os instrumentos ficarão tampados. Vejam:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Pra arredondar, usei uma vela pra esquentar o plástico (e rezar!!!), uma colher, e uma lata de leite ninho (que dá a mesma curvatura dos instrumentos).

Com o cabo da colher, fiz uma concavidade para que o botão do odômetro e do relógio possa ser acessado:

Imagem

Já com o bojo da colher, fiz a parte superior pra mostrar combustível e temperatura (poderia ter ficado melhor, e vai ficar, pois vou tentar denovo com outra moldura):

Imagem

Para o velocímetro e conta giros, marquei antes com uma caneta onde seria feita a curvatura. Aí esquentei a peça e com a lata a arredondei:

Imagem

Imagem

Feito isso, é só montar no local original. Vejam:

Imagem
Bom, depois disso, SÓ ALEGRIA!!! PAINEL MONTADO E PRONTO PARA USO!!!!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

__________________________________________________________________________________________________________
TÓPICO COPIADO DO SITE http://www.golquadrado.com.br

LINK ORIGINAL http://www.golquadrado.com.br/forum/pos ... te&p=83756

CREDITOS PARA fernando_totoli

Compartilhar

Re: [TUTORIAL] instalação do painel do gol G3 no quadrado!

UNREAD_POSTpor ZooiM » Qui, 28 Ago 2008 09:33

Ficou muito bacana, nem parece mesmo o tanto de gambiarra que ele fez... Mas eu teria arredondado a parte de baixo também!

UNREAD_POSTpor fabiomarques » Sex, 10 Out 2008 22:44

eu adaptei o painel do G3 no meu Passat GTS Pointer ano 86
nas duas ultimas fotos da pra ver nitidamente o espaço que preciso cobrir . já até comecei depois postos o restante das fotos
Por enquanto esta assim muito tosco, mas ficou show o painel deem uma olhada e deixem uma opinião..

Um cara no mercado livre cobra 600,00 pilas fora o frete pra entregar o painel para o passat já adaptado.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-706...os-satelite-_JM

Eu comprei o painel com chicote e o sensor de velocidade por 150,00 e gastei 90,00 pra fazer a instalação eletrica e mais 20 na moldura paralela pra tentar adaptar. (mas não vai ficar no local só pra segurar os botões por enquanto

Fábio Marques
61 - 84075237

olha o painel que estava antes

ImagemImagem

ImagemImagem

Olhem agora como ficou...

ImagemImagem

ImagemImagem

ImagemImagem

UNREAD_POSTpor turop » Ter, 11 Set 2012 12:09

ai galera muito bom o tuto, fiz em minha saveiro e deu tudo certo apenas modifiquei o esquema de ligação do tacômetro, ao invés de usar dois resistores e um capacitor, removi o fio vermelho e preto da bobina e o conectei no hall de iguinição, no fio verde e branco junto coloquei um diodo pra não voltar o pulso e ficou redondinho.. anexo foto hall.
Imagem

UNREAD_POSTpor leandro.ald » Seg, 17 Set 2012 20:44

E ai Pessoal blz?

galera seguinte, to com um problema, tenho um gol g3 AP 1.6 turbinado. E queria colocar o painel do golf que marca 260km Alguem sabe se dá pra fazer? Ou conhece alguem que faça?

Ou tem alguma noção??? rsrsrsr

Qualquer ajuda sera bem bem vinda.

Grande abraço a todos

Retornar para Tuning e Estética