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[Técnica] Conheça mais sobre o Câmbio Automático

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[Técnica] Conheça mais sobre o Câmbio Automático

UNREAD_POSTpor Dudu Landau » Qui, 19 Abr 2007 22:18

Câmbio automático
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Interessante o fato de o brasileiro preferir o câmbio manual, alegando que o câmbio automático é ruim ou de manutenção cara, mesmo sem ter dirigido algum carro com câmbio automático durante sua vida. No Brasil o câmbio automático é alvo de muito preconceito.

O que mais me chama atenção é o fato de pessoas que não gostam de dirigir preferirem o câmbio manual. Ora, se uma pessoa não gosta de dirigir, gosta de pisar na embreagem e de trocar as marchas? Curioso não? Ainda mais para quem tem preguiça de digitar um número de telefone no celular... E aqueles que alegam que o carro automático é muito mais lento que o manual? Isto é em parte verdade, mas considerando que a maioria dos motoristas não sabe passar as marchas no ponto certo, tanto para economia quanto para desempenho, fica claro que a opção correta para a maioria seria o câmbio automático.



Dirigindo com câmbio automático.


A configuração mais comum é a seguinte:



P: Park, bloqueia as rodas de tração para auxiliar o freio de estacionamento, recomendada para dar a partida e desligar o motor. É recomendado acionar o freio de estacionamento antes de mudar para esta posição

R: Reverse, Marcha ré.

N: Neutral, pode-se usar esta posição para desligar e dar partida, se diferencia do "P", por não bloquear as rodas de tração.

D: Drive, utilizado na maior parte do tempo. Faz o carro andar para frente utilizando todas as marchas disponíveis.

4,3,2,1: Bloqueia o engate até a marcha de número 4,3,2 e 1 respectivamente, deve ser ativado para usar o freio motor, ou subir um aclive acentuado, quando o câmbio fica mudando constantemente entre duas marchas. Exemplo: Subindo a serra o câmbio fica alternando entre a 3 e 4 marchas em períodos curtos; colocar o câmbio na posição 3 impede o engate da quarta marcha, aumentando o conforto e a vida útil do sistema. Na descida se pode usar o mesmo artíficio para usar o freio motor, mantendo a terceira engatada, por exemplo.



Na maior parte dos modelos há travas que impedem o engate ou desengate acidental de P, R, e entre 4, 3, 2 ,1 e D. Em alguns modelos basta apertar o botão do lado da alavanca, em alavancas na coluna de direção, puxe a alavanca em sua direção e depois coloque-a para baixo ou para cima para mudar as marchas. Em modelos como o Audi A4, só é possível retirar a alavanca do P se o freio do pé estiver pressionado, na maior parte dos modelos só é possível dar partida em P ou N, em alguns a chave só sai do contato em P.

Ao dirigir, algumas diferenças são notáveis, o mais estranho é a falta de embreagem, muito cuidado para não acionar o freio pensando que é a embreagem. Dê partida em P, pise no freio, acione a trava e deslize a alavanca para R (ré) ou D, largue o freio com cuidado, pois o carro se movimentará mesmo sem o uso do acelerador, sendo a velocidade de manobra controlada apenas pelo freio. Quando andando para frente não é necessário se preocupar com as marchas na maior parte das situações.

Há macetes para forçar o engate de marchas. Se o acelerador for pressionado ao máximo, o câmbio reduzirá para a marcha mais baixa possível, se o pedal for um pouco aliviado esta marcha permanecerá engatada até que o carro embale ou o pedal do acelerador seja aliviado, o raciocínio contrário vale para passar marchas ascendentes, por exemplo, se está em segunda a 3000 rpm, se o pé do acelerador for aliviado, a terceira será engatada, voltando a pressionar um pouco o acelerador a terceira será mantida. Vale ressaltar que não há necessidade de tais procedimentos na maior parte das situações, tais procedimentos são importantes para ultrapassagens. Quando parado no sinal procure manter o D engatado, a não ser que vá demorar muito para colocar o carro em movimento (mais de 5 minutos, por exemplo), o câmbio foi feito para permanecer em D nos sinais. Com o uso de conversor de torque não há desgaste, mesmo o carro sendo forçado para frente. A embreagem dos câmbios automáticos modernos são usadas somente quando o carro já está embalado, a fim de eliminar a perda de potência decorrente do conversor de torque.

Muito importante. Em descidas longas, como descidas de serra, coloque o câmbio em 3 ou 2, dependendo da velocidade. Caso contrário o câmbio engatará a última marcha e o carro ficará sem freio motor. Utilizar o freio de serviço em descidas de vários quilômetros provoca seu superaquecimento e consequente perda de capacidade de frenagem.



Perguntas comuns:


Não entendo nada de carros e nem quero aprender, o que preciso saber para movimentar um carro automático?
Creio que é sempre bom aprender o máximo possível sobre um veículo, mas... P: Estacionar, dar partida e desligar. R: Ir para trás. D: Ir para frente. Para engatar R ou D esteja sempre com o pedal de freio pressionado.



Por que o câmbio automático não é bem aceito? Ele é ruim?
É um bom câmbio, tem vantagens e desvantagens em relação ao manual, a principal vantagem é o conforto, as desvantagens são um maior consumo e menor desempenho (a tendência é a diferença desaparecer). Ele não é bem aceito no Brasil por questões culturais, como a questão do uso de carro quatro portas até o início da década de 1990, o qual era considerado feio e antiquado, pois só táxis tinham quatro portas. Lembre-se que nos EUA 98% dos automóveis são automáticos e a maior parte dos americanos sequer sabem dirigir usando câmbio manual.



Quais carros estão disponíveis com câmbio automático no Brasil?


Seguem alguns exemplos:

Chevrolet:

Opala 4,1; Corsa Sedan 1,6; S10 cabine dupla 4.3; Blazer 4,3; Monza; Kadett; Vectra CD; Chevette (!!); Astra Sedan; Omega 3,0 e 4,1;

Ford:

Landau; Maverick; Focus; F150; Ranger Splash; Del Rey; Ecosport 2.0;

Volkswagen:

Golf; Santana;

Dodge:

Dakota V6 e V8; Polara; Ram;

Citroen:

Xsara, Picasso e C5;

Audi:

A3, A4, A6, A8;

Honda;

Civic, Fit; Accord

Toyota;

Hilux; Corolla, Camry;

Outros:

BMW séries 3, 5 e 7; Mercedes séries C e E; Fiat Marea 2,4; Peugeot 206;



É possível adaptar um câmbio automático em um carro que não possui esta opção de fábrica?
Sim, se houver algum carro com motorização similar fica bem mais fácil. Por exemplo; é muito fácil adaptar um câmbio automático na picape Corsa, pois o Corsa Sedan possui o equipamento.

Em grande parte dos casos é melhor substituir o conjunto motor/câmbio. É possível por exemplo instalar o câmbio automático do Santana no Gol 1.0, mas sem dúvida o mais fácil é trocar o conjunto motor/câmbio, além do mais, o motor 1.0 ia ficar ainda mais lento com a caixa automática. Neste quesito a linha Chevrolet é privilegiada, pois há opção de câmbio automático para vários modelos brasileiros. Se você tem um Fiat comece a chorar.

Na realidade a questão desta adaptação é: Compensa $$$$$$?



Para que serve o botão Overdrive em meu Corolla/Dakota? Por que mesmo sendo um câmbio de quatro marchas não é possível bloquear o engate até a terceira marcha, uma vez que a alavanca só possui os números 2 e 1?
Isto é um conceito errado (ou um acerto de marketing), o overdrive é uma caixa de alongamento de marchas que leva a um alongamento de todas as marchas (ou pelo menos das duas últimas), resultando em um total de 10 relações de marcha para um carro de 5 marchas com overdrive ativo em todas. No caso do Corolla e da Dakota, o "overdrive" nada mais é que uma quarta marcha longa. Quando você aperta o botão, acende uma luz no painel (OD/Off), indicando que o uso da quarta marcha foi desativado, como a quarta marcha é a última, seria o mesmo que colocar o câmbio na posição 3, portanto se não desejar o engate da quarta marcha, simplesmente aperte o botão na alavanca de câmbio, desligando o "overdrive". O correto seria dizer que o câmbio tem quatro marchas, sendo a quarta uma sobremarcha, esta sendo usada somente para economia e silêncio. No caso da Dakota a quarta é tão longa que a 120km/h ela está a pouco mais de 2000rpm.



Por que meu carro automático tem somente quatro marchas, enquanto o modelo equivalente com câmbio manual tem cinco? Estou sendo lesado?
Por causa do uso de conversor de torque, que permite um deslizamento sem desgaste de material como nas embreagens convencionais. Assim é possível usar uma primeira marcha mais longa e um maior espaçamento entre as marchas, permitindo a diminuição do número de marchas. No caso da Dakota por exemplo, ela anda com somente 3 marchas! A quarta é para economia e silêncio, experimente desligar o "overdrive" (na realidade a quarta marcha), deixando a luz OD/Off acesa e veja até quantos km/h ela chega na terceira...



Não gosto de câmbio automático!! Você concorda que ele tira o prazer de dirigir?
Acho que ele tira o prazer de pilotar... E você? Já dirigiu um automático para falar mal? Ou fala mal porque o amigo do amigo do pai do teu vizinho disse que o câmbio era ruim?



Quero um carro automático, mas não tenho dinheiro para comprar um, o que faço?
Tente pesquisar o mercado de usados, há muitas opções boas a preços acessíveis.



Não compro carro usado de jeito nenhum!! E agora?!
Compre um Celta ou um Uno 1.0 pelado e câmbio manual!!



Mas eu faço questão do câmbio automático! O que faço?
1. Junta uns R$60000,00 e compra um Civic 0 Km.

2. Aceita a possibilidade de comprar um usado. Ninguém pode ter tudo...



Tenho uma Blazer 2.2 e quero adaptar um câmbio automático. O que faço?
Vende a 2,2 e compra uma 4,3 automática.



A Blazer 4,3 consome demais!! Quero a 2,2.
Ninguém acredita, mas a 4,3 em uso normal consome o mesmo de uma 2,2.



Posso adaptar um câmbio automático em meu Palio 1,0 2005?
Pode, mas além de caro vai ficar um lixo, o motor 1,0 já é subdimensionado e gastador (sim! gasta mais que o 1,3!!) com câmbio automático então...



E tem alguma alternativa?
Pelo visto você não quer desempenho, então vende o Palio e compra um Civic 2000.



Mas do modelo antigo?!
Então fica com o Palio de câmbio manual!



E usar as posições 4,3,2,1 para passar as marchas manualmente?
Estas posições foram feitas para uso em determinadas situações em que o programa do câmbio não executa a tarefa desejada, fica alternando constantemente entre duas marchas em uma subida íngreme ou para usar o freio motor. Não foi feito para a passagem de marchas manualmente. Lembre-se que isto danifica o sistema a longo prazo.



Para que serve a tecla "Sport"?
Em alguns modelos, há dois programas de trocas de marcha, um econômico e outro esportivo. Com o programa esportivo, as marchas são trocadas mais tarde e se uma redução for forçada, o programa manterá a marcha mais reduzida engrenada por mais tempo.



Para que serve a tecla Snow?
Permite sair em segunda ou terceira marchas, para desatolar o carro.



O câmbio automático consome mais e anda menos que um manual?
Considerando que o motorista saiba usar corretamente o manual, é verdade para as caixas automáticas convencionais, porém se comparado com os câmbios CVT (contínuamente variáveis), como o Multitronic da Audi, ou o CVT do Honda Fit, esta afirmação é falsa, pois é possível obter infinitas relações de marcha com passagem contínua e imperceptível, sendo possível o máximo desempenho ou economia em todas as velocidades, o que é impossível com caixas manuais ou automáticas convencionais.



A manutenção do câmbio automático é mais cara que o manual?
Os componentes são mais caros, porém a manutenção é menos constante. Se corretamente utilizada uma caixa automática chega aos 200000km somente com trocas de óleo (geralmente a cada 60000km). No Brasil a mão de obra é mais cara pois é mais rara, nos Estados Unidos, onde cerca de 98% dos automóveis são automáticos, a caixa manual além de mais cara tem manutenção mais complicada.



Meu pai teve um Landau com câmbio automático e disse que nunca mais quer um carro automático, o que você acha disto?
Discordo dele! Eu mesmo tenho um Landau automático, e acho uma maravilha aquele carro.
Na época do Landau, o desconhecimento do funcionamento do câmbio levava a muitos problemas. Mecânicos que colocavam óleo fora de especificação (o câmbio fica doido!!), motoristas tentando utilizá-lo como manual (poderiam ter esperado o Tiptronic), além do mais, a caixa automática evoluiu muito, com gerenciamento eletrônico e adoção de embreagem para fazer um bypass no conversor de torque. Sem contar que o velho câmbio C4 do Landau, se bem cuidado, dura mais tempo que o próprio dono.



Com qual motorização o câmbio automático pode ser utilizado?
Com qualquer motorização, porém é recomendável que o motor tenha torque em baixas rotações, o 1.8 16v do Corolla por exemplo fica muito lerdo com câmbio automático, pois este motor é fraco em baixas rotações, aliado às perdas do conversor de torque e o programa do câmbio que tende a trocar as marchas muito cedo. Carros grandes como a Blazer só compensam ser automáticos se usarem o motor 4,3 V6 (que aliás gasta pouca coisa mais que o 2,2...), tanto o modelo automático só está disponível com o motor V6.



O que é o Tiptronic?
É a caixa automática com comando manual da Audi/Volkswagen. Pode ser comandada tanto de modo automático quanto por botões no volante (ou toques na alavanca em modelos mais antigos). Notar que é uma caixa automática, com conversor de torque e portanto com as perdas desta tecnologia. Existem também caixas manuais com comando automático, mais raras, caras, porém o desempenho é melhor e os trancos maiores...



E a embreagem automática?
Há modelos em que só a embreagem é automática, como o Palio Citymatic, é uma caixa manual, com marchas na disposição usual e trocadas somente manualmente, somente a embreagem é acionada automaticamente.



Você compraria um carro automático?
Atualmente possuo um Landau automático. Na cidade, onde eu aindo mais com ele o automático é muito melhor que o manual, ainda mais nesse nosso trânsito que já está ficando caótico, onde tem aquela coisa de "pisa na embreagem, engata a 1ª, anda 05 metros, pisa na embragem, pisa no freio, desengata a 1ª, pisa na embreagem, engata a 1ª, solta o freio, anda 10 metros, pisa na embreagem...."

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UNREAD_POSTpor udinho-voyage » Qui, 19 Abr 2007 22:45

muito boa a materia :D


UNREAD_POSTpor _L_A_E_R_T_E_ » Dom, 24 Jun 2007 12:50

Otima materiaaa!!!

merece ser fixada..

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:


UNREAD_POSTpor Saddam » Seg, 25 Jun 2007 12:49

Tenho um vectra cd e antes d comprar tinha o mesmo preconceito...mas agora :)

Só alegria!

o cambio GM nao dá erro, é muito mais resistente do que o manual e carro auto é devegar??? entao o meu ainda nao sabe disso =]


Ótima matéria!!



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