Custom Land
Uma concepção complexa, um imperfeito pensar. Belo de se ver, empolgante de se andar. Resumo simples e completo do que é customizar. Partindo de algo simples, evoluindo a um pensamento mais complexo, chegando aos finalmentes e o conceber de uma obra-prima. Um carro antigo, conservação impecável, detalhes atraentes, olhares atraídos. Pronto, já estás fisgado pela customização.

Partindo daquilo que é diferente e não distanciando-se muito da personalização simples e criteriosa, João S. W. Pachêco Filho, de 53 anos, ou simplesmente Pachêco optou por um veículo luxuoso, completo e raro neste estado de conservação para implementar uma customização. A escolha recaiu sobre um Ford Landau da década de 80, um dos últimos a serem produzidos. Com seu pujante motor 302” (cerca de 5.0L) V8 trabalhado com carinho para render alguns cavalos extras além daqueles 198 cv originais.

Os cabos de vela são MSD de 8.0mm e tem destaque garantido no cofre do motor. A cor amarela destoa do cofre pintado em preto fosco e das peças cromadas do motor, enquanto o bloco ganhou pintura na cor laranja. Uma buzina marítima avisa aos mais desatentos para saírem da frente pois ali está desfilando um clássico brasileiro. O escapamento fora completamente refeito desde o bloco com canos de 2,5” formando um 8x2 finalizando em duas ponteiras RaceWay modelo SR5, logo após o pára-choques traseiro. O responsável pela transmissão é o câmbio na coluna de direção original.

Internamente o carro é um primor. O estofado em tecido lembra enormes poltronas tamanho o conforto. Sem um trinco ou marca de ressecamento, o painel original do Landau ostenta todos os comandos, manômetros e sinalizadores funcionando perfeitamente. O toque moderno aparece afixado por debaixo do painel em forma de um DVD portátil com tela LCD de 7” que transmite o áudio para um CD-Player Pioneer.

Externamente não é possível notar sequer uma imperfeição na enorme carroceria do Landau. Parece ter acabado de sair da fábrica, tamanho o zelo, cuidado e carinho de Pachêco com seu Landau. Para cuidar bem de seus brinquedos, Pachêco tem em casa uma mini-oficina onde é possível realizar pequenos reparos e personalizações em seus Ford´s. Além deste Landau, Pachêco também é proprietário do Ford Ka com motor GM 1.6L da matéria “Transfusão Cardíaca”.

O conjunto de rodagem merece um capítulo a parte. A suspensão original teve suas molas encolhidas em pouco mais de 5 cm, o que já foi o suficiente para o Landau praticamente rastejar. A primeira impressão é de que o carro é dotado de suspensão a ar e que basta apertar um botão para que a imensa carroceria se erga e o carro ande. Ledo engano. O sistema é fixo e, segundo o proprietário, o conforto não foi afetado em nada. É de dar calafrios ao ver as gigantes rodas Mangels modelo Driver de 8,5x20” calçadas com pneus Yokohama Advan Sport 265/40-20” na dianteira e 265/50-20” na traseira passando tão perto da imaculada carroceria do sedan, mas não raspa em nada mesmo rebaixado. Pensando em uma pintura mais discreta, Pachêco optou pelo modelo preto brilhante com bordas diamantadas, deixando o luxuoso sedan com um ar mais robusto e encorpado.

A idéia é simples mas requer bom gosto, a concepção um pouco trabalhosa e exige experiência que Pachêco acumulou ao longo dos anos. A beleza encanta e andar com um Landau montado em aros 20” pela capital federal é de deixar os passantes com torcicolo. Um custom simples mas que chama atenção nos detalhes.
Comente essa matéria... Texto: Rafael Souza | Fotos: Rodrigo Lira
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